CURIOSIDADES SOBRE AS CHINCHILAS

18/07/2011 23:38

 

A chinchila é um roedor pertencente a família chinchilidae, na qual existem 3 espécies: Chinchilla real, Chinchilla brevicaudata e Chinchilla lanígera. 

Seu habitat natural são os altiplanos andinos do Peru, Bolívia, Chile e Argentina. 

O habitat natural das chinchilas são zonas montanhosas e rochosas com uma enorme variação de temperatura entre o dia e a noite. Seu hábito noturno faz que, durante o dia, elas fiquem entocadas em pequenos arbustos, com espinhos, chamados de Puia. À noite, deixam suas tocas em busca de alimento. Hoje, o número de chinchilas vivendo em habitat natural é bastante reduzido. Porém, a criação de reservas nacionais, em especial no Chile e na Argentina, fizeram com que diminuíssem as chances de extinção desta espécie.

A chinchila vive em média 12 anos. 
O sistema de criação utilizado comercialmente é o poligâmico. Cada macho atende a 6 fêmeas, através de um corredor que interliga suas gaiolas.

A temperatura de conforto da espécie é entre 16 e 24°C e teremos problemas de hipertermia nos animais em temperaturas acima de 30°C. Temperaturas baixas são problemáticas apenas para os filhotes, podendo ocasionar hipotermia em recém-nascidos.

O período de gestação de uma chinchila é de 111 dias, com ciclo estral de 30 a 40 dias e apresentando um cio de 12 a 48h após o parto. 
Podem nascer de 1 a 5 filhotes e a média é de 2 filhotes por parto. Os filhotes nascem totalmente desenvolvidos e de olhos abertos, e desde os primeiros dias já iniciam gradualmente a ingestão de alimento sólido. Pesam, ao nascimento, entre 30 e 60 gramas. Os filhotes devem ser desmamados entre os 30 e 45 dias de idade, dependendo do tamanho da ninhada.
A maturidade sexual de uma chinchila é atingida, em média, aos 6 meses de idade, tanto para o macho como para a fêmea.
Para a retirada da oleosidade do pêlo do animal utiliza-se o pó de mármore. A chinchila - por instinto e necessidade - entra em contato com o pó, assim que o mesmo é colocado à sua disposição, tomando "banho".

Existem três variedades de chinchilas: real, brevicaudata e lanígera. A última é a que nos interessa, por ser esta a criada em cativeiro com a finalidade de produzir a pele mais fina e cara do mundo.

A chinchila lanígera mede em torno de 26 centímetros, possui 3 pares de mama, sua cauda tem cerca de 14 centímetros e seu pelo 2,5 centímetros. Seu peso pode variar de 450 a 900 gramas, sendo em média de 550 gramas. A fêmea geralmente é maior do que o macho. A cor predominante do pelo é cinza azulada, embora existam mutações de cores das quais a preta é a mais valiosa.