O ABATE
O pêlo da chinchila está em renovação constante e por esta razão é preciso saber o momento exato do amadurecimento (prime), que ocorre a cada 3 a 4 meses aproximadamente. Para se saber o "prime" é preciso examinar o animal. A pele estará madura quando sua cor for branca; manchas azuis representam pêlos fora de maturação. Isso pode ser verificado se segurando o animal pela cauda e orelha, soprando-se seu pêlo em diversos locais para observar a cor da pele; sempre tendo-se em conta que esta operação deve ser limitada para não causar o estresse ao animal.
A chinchila deverá ser abatida no momento certo, quando estiver com a idade entre 8 e 12 meses. A perda desta hora poderá representar uma despesa extra de mais 3 ou 4 meses de alimentação e riscos.
O abate poderá ser feito por asfixia química, eletrocussão ou desnucamento, devendo-se sempre ter o máximo cuidado na hora da execução para não afetar o pêlo do animal. O método mais comum é o por desnucamento, bastante rápido e não causando nenhum sofrimento ao animal, além de não afetar a sua carne que poderá ser aproveitada para consumo. Consiste em segurar o animal pela cauda e cabeça e mantendo-o estendido deslocar a cabeça para trás.
Para processo de esfola cada criador desenvolve seu próprio método de acordo com suas habilidades e para isso devendo estar bem treinado por um criador mais experiente, O novo criador deve sempre procurar participar de reuniões de criadores ou palestras sobre criação de chinchilas nas quais quase sempre são feitas demonstrações de abate e esfola.
Estes dois itens, abate e esfola, são os que mais fazem uma pele perder valor na venda se não forem corretamente efetuados pelo criador, tornando desta forma todo o processo de criação um enorme prejuízo ao criador. Por tanto a você que pretende ser um novo criador, estude e observe muito estes dois processos, pois deles depende seu sucesso nessa nova atividade, BOA SORTE!!!